Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Deputados russos aprovam reforma da Previdência apoiada por Putin

há 6 anos

A Câmara dos Deputados da Rússia aprovou nesta quarta-feira 26 o projeto de lei que aumenta a idade mínima para aposentadoria, proposta que tem causado indignação na população.

O plano do governo de Vladimir Putin aumenta as idades de aposentadoria para homens e mulheres em cinco anos e causou fúria nos blocos políticos da Rússia.

Russos mais velhos temem não viver tempo suficiente para receber os benefícios, enquanto as gerações mais jovens se preocupam com o emprego. Caso os trabalhadores se mantenham ativos por mais tempo, as oportunidades de trabalho se tornarão limitadas.

Ainda falta um terceiro turno de votação entre os deputados, assim como a votação dos senadores, mas as próximas etapas são consideradas mera formalidade.

Flexibilização

O projeto de lei foi flexibilizado pelo presidente após sua impopularidade provocar diversos movimentos de greve e inesperados reveses eleitorais para o partido de Putin.

Milhares de pessoas protestaram contra a reforma, convocadas pelo Partido Comunista e pelo principal opositor ao Kremlin, Alexei Navalny. Este foi condenado na segunda-feira a uma pena de vinte dias na prisão por ter organizado manifestações contra o projeto do governo.

O presidente, diante de um descontentamento incomum que provocou uma queda de sua até então inabalável popularidade, concordou em limitar o aumento da idade de aposentadoria das mulheres de 55 para 60 anos, contra a ideia inicial de 63. No caso dos homens, mudança da idade de aposentadoria foi mantida, com o aumento de 60 para 65 anos.

Os deputados russos também aprovaram outras medidas defendidas por Putin, como a aposentadoria antecipada para mães de famílias numerosas, a manutenção de benefícios para algumas profissões (mineradores, por exemplo) e a aplicação de punições penais para empresas que demitem trabalhadores próximos da idade de aposentadoria.

Rejeição

Ainda assim, o aumento na idade mínima para a aposentadoria desagrada a grande parte da população. Manifestações foram organizadas nesta quarta-feira diante da Duma. Cartazes criticavam o primeiro-ministro Dmitri Medvedev, que propôs a reforma em junho.

O opositor de extrema esquerda Serguei Udaltsov compareceu aos protestos e exibiu um cartaz com a frase “O aumento da idade de aposentadoria é um genocídio”.

Os opositores à reforma afirmam que muitos russos, em especial os homens – com expectativa de vida de 66 anos no país – não poderão aproveitar a aposentadoria.

Na terça-feira, ativistas afirmaram que entregaram ao governo uma petição assinada por 1 milhão de pessoas para pedir a retirada da reforma.

Putin, que não mencionou o tema durante a campanha eleitoral que terminou com sua reeleição em março, inicialmente se distanciou do projeto, mas terminou por defender a reforma durante um discurso há algumas semanas.

O presidente russo afirmou que o aumento da idade de aposentadoria não poderia ser adiado porque isto “ameaçaria a estabilidade da sociedade e a segurança do país”.

(Com AFP e Estadão Conteúdo)

Fonte: VEJA Abril

Tem dúvidas sobre Direito Previdenciário?

Entre em contato: rivaldofsmendonca@gmail.com

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Cândido Mendes
  • Publicações44
  • Seguidores46
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações97
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-russos-aprovam-reforma-da-previdencia-apoiada-por-putin/630911788

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)